Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7452
Title: A construção do mito do meu filho doutor : fundamentos históricos do acesso ao ensino superior no Brasil-Paraíba
Authors: Veloso Castelo Branco, Uyguaciara
Keywords: História do Brasil; História da educação-Brasil-Nordeste-Paraíba; Ensino superior-Brasil-Nordeste-Paraíba; Vestibular
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Veloso Castelo Branco, Uyguaciara; Maria Godoy Silveira, Rosa. A construção do mito do meu filho doutor : fundamentos históricos do acesso ao ensino superior no Brasil-Paraíba. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: O presente trabalho tem como temática o acesso ao Ensino Superior, na Paraíba, sem, contudo, negligenciar a perspectiva brasileira. Objetivou-se entender como foi construído o mito do meu filho doutor , ou seja, a valorização/exigência do diploma de nível superior na sociedade brasileira, que se inscreve, objetiva e subjetivamente, nas várias dimensões societárias, com ênfase nas esferas sociocultural e política. Na concretização da pesquisa, foi analisada, inicialmente, a inserção do Ensino Superior no Brasil e, depois, a sua implantação no país e na Paraíba, e o engendramento histórico do mito meu filho doutor , expandindo-se a análise para as múltiplas formas de envolvimento das famílias no processo de preparação e ingresso de seus filhos na Universidade. Assim, buscou-se a compreensão do movimento indivíduo-sociedade em relação ao valor atribuído ao diploma de nível superior. Na primeira parte do trabalho, foi caracterizada a formação acadêmica universitária, desde a Colônia, com a preparação dos jovens para e em Universidades européias, até a fundação das primeiras escolas de Ensino Superior, no Império, chegando à República, com a fundação das primeiras Universidades brasileiras. Esta reconstituição histórica apoiou-se na bibliografia disponível e em pesquisa documental realizada no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba (NDIHR/UFPB) em seus arquivos do Programa de Documentação e Memória Regional e nos microfilmes dos Relatórios de Presidentes de Província da Paraíba , em jornais de circulação estadual do acervo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP) 1936 a 1967 , nos livros de memória e discursos escritos por José Américo de Almeida do acervo da Biblioteca Central da UFPB e da Biblioteca do IHGP , além dos arquivos da Fundação Casa de José Américo (1936 a 1960), com ênfase nas cartas, fotografias e discursos do escritor, que fazem referência à Universidade e sua importância para a comunidade paraibana. Para a segunda parte, que trata da problemática na perspectiva contemporânea mais recente, foi catalogado um total de 1.995 documentos no arquivo da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (COPERVE/UFPB) 1970 a 2000, incluindo artigos, charges, editais e matérias diversas de jornais de circulação nacional e estadual, documentos oficiais da UFPB e da COPERVE, boletins e revistas de circulação interna da UFPB e documentos diversos. Para dar conta do contexto paraibano mais recente e apresentar um quadro das expectativas, valores e desejos dos jovens que intencionam obter uma vaga nas Universidades, foi analisado, também, o conteúdo discursivo das redações dos candidatos ao Vestibular, em 2003, que tratam do tema Diploma universitário: sonho de muitos, realização de poucos. O estudo finaliza, apresentando uma discussão sobre o acesso ao Ensino Superior, a partir da análise do perfil historicamente construído pela elite brasileira e dos novos caminhos que começam a ser traçados, contemplando reflexões sobre a exclusão/inclusão social, cidadania, trabalho e o processo educacional brasileiro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7452
Appears in Collections:Teses de Doutorado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7774_1.pdf5.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.