Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7439
Título: Alianças políticas em Pernambuco: a(s) frente(s) do Recife (1955-1964)
Autor(es): Mendonça Santos, Taciana
Palavras-chave: Frente do Recife;Política;Disputas eleitorais
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mendonça Santos, Taciana; Torres Montenegro, Antonio. Alianças políticas em Pernambuco: a(s) frente(s) do Recife (1955-1964). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A Frente do Recife é reconhecida no meio político e no meio acadêmico como uma aliança interpartidária formada em 1955, por ocasião da realização de eleições municipais no Recife, e que, ao longo das campanhas eleitorais que se seguiram, alcançou sucessivas vitórias na disputa por cargos da administração pública estadual e municipal. Considerada uma frente esquerdista, apresenta o PCB e o PSB como os únicos partidos que a integraram em cada uma das campanhas ocorridas entre 1955 e 1963. Contudo, partidos como o PTB, a UDN, o PTN e mesmo a ala dissidente do PSD formam o conjunto de legendas que, em momentos distintos, se apresentaram ao lado daqueles anteriormente citados. No decorrer da presente dissertação, defende-se a idéia de que, ao renegociar a participação de cada partido, aquela aliança passava por um processo de reformulação, de modo que cada uma das suas composições pode ser compreendida como uma aliança política específica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7439
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3378_1.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.