Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7379
Title:  Moças honestas ou meninas perdidas : um estudo sobre a honra e os usos da justiça pelas mulheres pobres em Pernambuco imperial (1860-1888).
Authors: Emília Vasconcelos dos Santos, Maria
Keywords: História; História Pernambuco século XIX; Violência sexual; Justiça século XIX; Mulheres pobres; Título
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Emília Vasconcelos dos Santos, Maria; Cavani Rosas, Suzana. Moças honestas ou meninas perdidas : um estudo sobre a honra e os usos da justiça pelas mulheres pobres em Pernambuco imperial (1860-1888).. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Esse trabalho tem por objetivo discutir o cotidiano, os usos da justiça e a honra para as jovens pobres vítimas de crimes sexuais e seus familiares na Província de Pernambuco, entre as décadas de 1860 e 1880. Esse período, corresponde à crise do escravismo que marcou também as vivências cotidianas dos pobres livres. Para tanto, o trabalho de pesquisa documental nos processos-crimes de rapto, estupro e defloramento, nossa fonte principal, bem como outras fontes: jornais, ofícios policiais e literatura, os quais possibilitaram a investigação dos modos de vida, dos relacionamentos amorosos, dos laços familiares e dos momentos de intimidade dos segmentos populares. Destacou-se a questão do acesso à Justiça por parte da população pobre. Buscou-se, ainda, discutir os arranjos domiciliares e as relações familiares. Foi possível refletir sobre a noção de honra como um elemento de diferenciação social e como uma característica a ser passada para as gerações sucessivas como um patrimônio e poderia ser utilizada como um bem pelos descendentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7379
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3358_1.pdf5.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.