Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7378
Título: Entre o Tibre e o Capibaribe: os limites do progressismo católico na Arquidiocese de Olinda e Recife
Autor(es): Vicente da Silva, Severino
Palavras-chave: Arquidiocese de Olinda e Recife; Sociedade; Padres progressistas
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vicente da Silva, Severino; de Albuquerque Souto Maior, Armando. Entre o Tibre e o Capibaribe: os limites do progressismo católico na Arquidiocese de Olinda e Recife. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Nas páginas que se seguem estão contidos resultados de estudos sobre a arquidiocese de Olinda e Recife entre os anos de 1950 e 1990, período marcado por uma atuação ostensiva da arquidiocese no campo da política e na implementação de práticas ditas da Igreja Progressista. Buscamos demonstrar que o progressismo vivido naquele período pelos católicos não alcançou a diocese na sua totalidade, mas ficou restrito a pequenos grupos e, por tal razão, não pode ter continuidade. Nesse trabalho defendemos a idéia de que o conservadorismo da diocese é próprio da sua formação e que a presença de Dom Hélder Câmara, coincidindo com certas circunstâncias históricas, deram a impressão de ter, a arquidiocese, uma tradição progressista
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7378
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7726_1.pdf873,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.