Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7364
Título: Uma análise lingüísticovisual de mapas da cidade do Recife
Autor(es): AROUCHA, Cecília Barbosa Lins
Palavras-chave: Mapas; recursos semióticos; multimodalidade
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barbosa Lins Aroucha, Cecília; Paiva Dionisio, Angela. Uma análise lingüísticovisual de mapas da cidade do Recife. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Uma das funções principais do mapa é informar sobre um determinado local. Com o passar do tempo e o surgimento de novas tecnologias, suas funções foram ampliadas, resultando em modificações na forma, no suporte, na importância e disposição das informações, através de recursos semióticos diversos. Muitas dessas mudanças resultam dos fins a que o mapa se propõe em determinado contexto. Objetivamos neste estudo investigar os recursos semióticos presentes em mapas contemporâneos da cidade do Recife, observando as funções desses recursos, como constituintes e facilitadores da confecção dos mapas. Durante 15 dias do mês de junho de 2007 coletamos mapas em reportagens e seções dos principais jornais da cidade do Recife, e em guias turísticos e de viagens à venda em bancas de revistas e panfletos de distribuição gratuita. De um total de 137 mapas, selecionamos as categorias de roteiro e de turismo. Considerando o mapa um gênero de caráter visual, o referencial teórico se constituiu de (Miller 1984, Kress & Van Leeuwen 1996, Bakhtin 1997, Guimarães, 2002, Kostelnick & Hasset 2003, Kress 2003, Marcuschi 2005, 2005b, Dionisio 2005 e Bazerman 2005, 2006). Muitos dos recursos encontrados nas análises foram comuns aos dois tipos de mapas. Listas explicativas foram peculiares aos mapas de turismo, enquanto que nos de roteiro, há chaves sinalizando pontes, e caixas de texto. Os recursos, dispostos nos mapas de forma coesa e correspondente aos seus objetivos, atuam na construção do sentido do gênero visual mapa e são suficientes e coerentes com os fins a que se propõem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7364
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3739_1.pdf6,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.