Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7356
Título: Estratégias de polidez na interação em aulas chat
Autor(es): CUNHA, Eva Carolina Da
Palavras-chave: polidez, aulas Chat, interação verbal, gênero
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carolina Da Cunha, Eva; Saito Monteiro de Barros, Kazue. stratégias de polidez na interação em aulas chat. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Os estudos sobre a polidez lingüística, apesar de amplos em diversas situações de interação verbal, parecem escassos quando na área da interação virtual. Este trabalho visa compreender como se dão as relações interacionais nesse meio, como as pessoas usam suas falas com a finalidade de evitar situações de ofensas e de buscar uma interação fluida e harmônica, já que as relações sociais estabelecidas em ambientes virtuais parecem tão confusas e propensas à má compreensão ou a desentendimentos. A pesquisa busca descrever como professores e alunos desenvolvem a conversação e focalizar as suas produções de estratégias de polidez e preservação da face como uma das formas de introduzir, manter e finalizar a interação. Para isso, foram selecionadas 15 aulas Chat, realizadas em 2001, 2003 e 2005. Embasaram a teoria e análises presentes, os modelos teóricos da polidez de Brown e Levinson (1987) e de Leech (1983, 2005), mas buscouse um viés sociointeracionista não contemplado nos referidos trabalhos. Os resultados apontaram para uma organização social desenvolvida, em parte, pela apropriação do gênero e, em parte, pelas relações de hierarquia e de afetividade, gerados pelo evento comunicativo e pelo meio virtual. Os resultados, expostos de forma cronológica (2001, 2003 e 2005), evidenciaram a emergência e consolidação do gênero comunicativo aula Chat, marcado, dentre outras coisas, por um comportamento polido, mais preventivo do que compensatório
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7356
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3886_1.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.