Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7354
Título: Brás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmes
Autor(es): Da Cruz Pereira, Germana
Palavras-chave: Literatura; Cinema; Discurso; Metadiscurso
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Da Cruz Pereira, Germana; da Piedade Moreira de Sá, Maria. Brás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmes. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o discurso e o metadiscurso presentes em Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, e verificar os recursos utilizados pelos diretores a fim de transmutá-los do romance para o cinema. Através da análise da obra literária e suas adaptações Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, e Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, e observando as diferentes particularidades dos meios semióticos e as escolhas estéticas de cada diretor, percebemos como o narrador se constrói duplamente, como defunto/autor/ator e como personagem principal de sua autobiografia por meio tanto do discurso como do metadiscurso. Estudos como os de Antônio Cândido (2004) e Renata Palottini (1989), acerca da personagem, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) e Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxiliam na análise da construção verbal e imagética da irônica personagem Brás Cubas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7354
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3734_1.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.