Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7351
Título: Uma contribuição da teoria das representações sociais para a eficiência no serviço público
Autor(es): CAIO, Sorária Maria Rodrigues Sotero
Palavras-chave: Representação social;Eficiência;Melhoria da gestão
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Rodrigues Sotero Caio, Sorária; Bezerra Marques, Denilson. Uma contribuição da teoria das representações sociais para a eficiência no serviço público. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho é averiguar o que são as ações administrativas que promovem a melhoria da eficiência dos serviços públicos, a partir da Sociologia das Representações, principalmente, a Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici. Com a expedição da Emenda Constitucional nº 19/98, que instituiu o Princípio da Eficiência, os órgãos públicos passaram a se preocupar com a qualidade dos seus serviços. A inserção de um Princípio Constitucional estabelecendo nova conduta aos servidores públicos pode não ser suficiente para que a eficiência desejada seja alcançada. E é dentro desta perspectiva que esta pesquisa foi realizada. Sabe-se que o serviço de um órgão público é realizado por indivíduos, que, por sua vez, são criados e educados das mais diversas formas e, quando adultos, compõem as forças de trabalho das instituições, é da reunião desses indivíduos que se formam as organizações. Observe-se que a pesquisa se limitou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região e que este estudo ambiciona colaborar com o êxito na implantação de ações que tenham por finalidade a melhoria da gestão do Tribunal, por aliar conceitos teóricos às situações cotidianas de um órgão público, utilizando-se de estudo do tipo exploratório e o descritivo. A pesquisa de campo qualitativa foi aplicada em quatro grupos focais no TRF da 5ª Região, cujos depoimentos foram sopesados à luz dos preceitos contidos no referencial e vinculados aos objetivos específicos. Na análise dos resultados ficou patente a influência do processo formador do Tribunal; a existência de uma atmosfera própria, como preceitua Serge Moscovici (2007); e frutos decorrentes de implementações de ações administrativas que objetivaram a melhoria da gestão. Está evidente, também, a necessidade de uma atenção especial à forma como as ações são propostas, assim como a relevância da legitimidade da pessoa que as propõe. Ressalta-se, por fim, que este trabalho não tem a ambição de exaurir o tema, principalmente em razão da sua complexidade, apenas, tem a expectativa de despertar em outros pesquisadores a aspiração de se buscar compreender mais profundamente as relações sociais nas organizações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7351
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3818_1.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.