Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7347
Título: E-mail e carta a um programa de rádio: um estudocontrastivo
Autor(es): Maria Braga Cardoso, Wanda
Palavras-chave: carta;e-mail;rádio
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Braga Cardoso, Wanda; Medeiros de Carvalho, Nelly. E-mail e carta a um programa de rádio: um estudocontrastivo. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o funcionamento sociocomunicativo dos gêneros carta, e-mail e blog enviados a um programa de rádio, sob o ponto de vista dos estudos discursivos de gêneros comunicativos em perspectiva sociointeracionista. Objetiva-se com isso analisar comparativamente esses gêneros, caracterizando-os em seu contexto, descrevendo os recursos lingüísticos em cada um, tais como seleção lexical, organização sintática e formas de tratamento, além de observar as estratégias discursivas e a organização retórica. Parte-se da compreensão de que o uso da língua é uma atividade interativa que, nesse caso, busca garantir o equilíbrio de participação no jogo interacional entre ouvintes/escreventes e radialista/destinatário. Compomos teórica e analiticamente este cenário com o humor, fato este predominante no programa em tela. O estudo contou com um corpus constituído de 125 cartas, 80 e-mails e 01 blog, nos quais, em sua maioria, manifesta-se objetivamente um continuum entre pedidos de brincadeiras, que são os destaques do programa, e a realização das mesmas, feitas pelo radialista.Os resultados obtidos na pesquisa nos conduzem a constatar que: o funcionamento desses gêneros é constituído por movimentos intrinsecamente dialógicos do incentivo oral/radialista bem humorado, que se refletem no processo de textualização da escrita dos textos produzidos por ouvintes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7347
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3712_1.pdf3,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.