Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7285
Título: Atravessando Sertões Memórias de Velhas e Velhos Camponeses do Baixo-Jaguaribe-Ce
Autor(es): Olivenor Souza Chaves, José
Palavras-chave: Sertão; Memória; Cultura; Imaginário
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Olivenor Souza Chaves, José; Muniz de Albuquerque Júnior, Durval. Atravessando Sertões Memórias de Velhas e Velhos Camponeses do Baixo-Jaguaribe-Ce. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Articulando memória e experiência pessoal, procurei acompanhar o curso ordinário das experiências registradas pelas memórias de velhas e velhos camponeses da região do Baixo- Jaguaribe-CE, objetivando expressar a pluralidade de sentidos que os camponeses atribuem aos sertões em que nasceram e cresceram. Assim, através da História Oral de vida, estabeleci outros níveis de compreensão acerca das experiências vividas por esses sujeitos, que pudessem contrapor as interpretações que absolutizam a seca como sendo a única experiência vivida nos sertões do Ceará. Quanto à narrativa do trabalho, ela sugere ao leitor uma idéia de travessia que se realiza por diversos pedaços de sertões e por várias temporalidades que marcam o tempo da memória de meus entrevistados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7285
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7626_1.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.