Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7276
Título: Faces do funcionamento intertextual do conselho
Autor(es): Letícia Torres Da Rosa, Adriana
Palavras-chave: Práticas discursivas; Intertextualidade; Gêneros do discurso; Conselho
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Letícia Torres Da Rosa, Adriana; Paiva Dionisio, Angela. Faces do funcionamento intertextual do conselho. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho insere-se no contexto de estudo dos gêneros do discurso e de seus processos de intertextualidade. Tem como base teórica os fundamentos da Análise Crítica do Discurso (cf. Fairclough, 2001) e os postulados da Teoria dos Gêneros do Discurso bakhtiniana. O objetivo da pesquisa é analisar as relações intertextuais que o conselho estabelece com gêneros preexistentes, considerando as práticas discursivas de distribuição e de produção de textos associadas com o gênero em revistas femininas. O seu corpus constitui-se de 126 textos publicados entre janeiro e setembro do ano 2005. A análise das cadeias intertextuais das quais o conselho participa nas revistas foi de base qualitativa, e os resultados do estudo permitem concluir que: (i) nas revistas femininas, o conselho configura-se como elemento de constituição de uma gama de outros gêneros, em diferentes graus de recorrência, mantendo com estes fortes relações de identidade temática e associando aos mesmos a sua ação de aconselhar . (ii) O discurso de autoridades sociais e o de pessoas não-públicas são alvos constantes de representação no conselho: os primeiros são representados, normalmente, para dar conselhos ; os últimos, pedilos . (iii) Finalmente, um conjunto de gêneros é discursivamente incorporado para constituir o conselho, sobretudo, no sentido de (a) manter as relações e as posições sociais construídas no gênero; (b) apoiar a sua organização composicional; (c) reforçar a sua ação social; (d) favorecer a abordagem temática
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7276
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3743_1.pdf8,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.