Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7272
Título: Ruptura ou amadurecimento? Uma análise dos primeiros contos de Machado de Assis
Autor(es): Melo França, Eduardo
Palavras-chave: Machado de Assis;Conto;Contos Fluminenses;Histórias da Meia-Noite
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Melo França, Eduardo; Márcio Tenório Vieira, Anco. Ruptura ou amadurecimento? Uma análise dos primeiros contos de Machado de Assis. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação estuda os contos de Machado de Assis publicados até 1880, e que até hoje se convencionou chamar de fase romântica de sua obra. Demonstramos que é possível localizar entre esses primeiros contos, dez dos principais tópicos ou problemas , como define Antonio Candido considerados pela crítica como fundamentais e caracterizadores de sua obra dita madura. Em outras palavras, mostramos que o que ocorre na década de oitenta, em relação aos seus contos não é o que podemos chamar exatamente de ruptura, mas de evolução e amadurecimento. Ao apontarmos entre esses primeiros contos a presença dos mesmos problemas que também estão em seus melhores contos, demonstramos como ocorreu o desenvolvimento de suas idéias e estilo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7272
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3549_1.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.