Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7268
Título: Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho
Autor(es): REIS, Luis Augusto Da Veiga Pessoa
Palavras-chave: Hermilo Borba Filho;modernidade teatral;teatro brasileiro;teatro popular;Regionalismo;Teatro do Nordeste
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Augusto Da Veiga Pessoa Reis, Luis; Márcio Tenório Vieira, Anco. Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho estuda as idéias e as realizações de Hermilo Borba Filho como artista e teórico do teatro. Particularmente, esta tese examina o modo como ele, a partir do Recife, distante dos dois principais centros de produção teatral do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, assumiu uma posição ativa no processo de modernização do teatro nacional, ocorrido ao longo do século XX, mais claramente desde os últimos anos da década de 1930. Apoiando-se sobretudo em documentos produzidos pelo próprio Hermilo Borba Filho, especialmente a coluna teatral diária que ele assinou, ao final dos anos 1940, no jornal recifense Folha da Manhã, esta pesquisa discute as influências, as motivações e as conseqüências do empenho renovador que caracterizou todo o caminhar de Hermilo Borba Filho pelo terreno da arte teatral
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7268
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3571_1.pdf2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.