Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7268
Compartilhe esta página
Título: | Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho |
Autor(es): | REIS, Luis Augusto Da Veiga Pessoa |
Palavras-chave: | Hermilo Borba Filho; modernidade teatral; teatro brasileiro; teatro popular; Regionalismo; Teatro do Nordeste |
Data do documento: | 31-Jan-2008 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Augusto Da Veiga Pessoa Reis, Luis; Márcio Tenório Vieira, Anco. Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
Abstract: | Este trabalho estuda as idéias e as realizações de Hermilo Borba Filho como artista e teórico do teatro. Particularmente, esta tese examina o modo como ele, a partir do Recife, distante dos dois principais centros de produção teatral do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, assumiu uma posição ativa no processo de modernização do teatro nacional, ocorrido ao longo do século XX, mais claramente desde os últimos anos da década de 1930. Apoiando-se sobretudo em documentos produzidos pelo próprio Hermilo Borba Filho, especialmente a coluna teatral diária que ele assinou, ao final dos anos 1940, no jornal recifense Folha da Manhã, esta pesquisa discute as influências, as motivações e as conseqüências do empenho renovador que caracterizou todo o caminhar de Hermilo Borba Filho pelo terreno da arte teatral |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7268 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3571_1.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons