Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7260
Título: O ser e o além do ser nas narrativas de Osório Alves de Castro
Autor(es): VALVERDE, Luiz Antonio De Carvalho
Palavras-chave: representação; sertão; identidade/pósidentidade; filosofia/configuração narrativa
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antonio De Carvalho Valverde, Luiz; Joachim, Sébastien. O ser e o além do ser nas narrativas de Osório Alves de Castro. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A presente pesquisa objetivou o estudo do processo de representação do sertanejo das margens do Rio São Francisco, na obra de Osório Alves de Castro. Aí ele é visto buscando a afirmação de sua humanidade, seja na luta por direitos elementares à sobrevivência, seja na ultrapassagem das subjetividades socialmente construídas. Os narradores focam sua atenção nos dilemas humanos, em movimentos de superação dos entraves materiais e conformações simbólicas que reduzem possibilidades de realização. Assim, alguns personagens são vistos em busca da afirmação de uma identidade, enquanto outros empreendem o salto para além de si, abrindose para o Outro e o diverso. Mostraremos como esses dois movimentos interferem na configuração das obras estudadas, a depender da filosofia implícita nos diferentes momentos analisados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7260
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3724_1.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.