Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7258
Título: O coronelismo em salgueiro Uma análise da trajetória política Do coronel veremundo soares (1920-1945)
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Waldemar Alves da
Palavras-chave: Coronelismo; Poder local; Sertão nordestino
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves da Silva Júnior, Waldemar; Cavani Rosas, Suzana. O coronelismo em salgueiro Uma análise da trajetória política Do coronel veremundo soares (1920-1945). 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Este trabalho faz uma análise sobre o coronelismo no município de Salgueiro, em Pernambuco, tendo como destaque a trajetória política do coronel Veremundo Soares, que se constituiu numa importante liderança política local e regional do sertão nordestino. Trata-se de uma biografia contextualizada, analisando as mutações que ocorreram no coronelismo no tocante à construção e manutenção do poder político entre os anos de 1920 e 1945, período no qual o município apresentou sinais de desenvolvimento urbano, comercial e agroindustrial. Nessa análise pode-se perceber que paralelamente a esse desenvolvimento estão entrelaçados conflitos sociais e lutas de classes como o cangaço e os messianismos, provocados pelas secas, pelo mandonismo exacerbado, pela força de coação e uso de violência, pelo empreguismo, analfabetismo, fraudes eleitorais e clientelismo que reforçavam os laços de dependência e relações de dominação pessoal. O trabalho é resultado de pesquisas realizadas no Arquivo Público do Estado de Pernambuco (APEJE) e na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), tendo sido feito um levantamento de fontes documentais compostas de vários jornais da capital e do interior, além de telegramas e correspondências pessoais do coronel Veremundo Soares com a elite política da capital pernambucana. A seleção dessas fontes possibilitou uma análise e reconstrução de fragmentos da história política de Salgueiro, desvelando as alianças dos coronéis da região com a facções políticas do estado de Pernambuco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7258
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3302_1.pdf9,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.