Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7246
Título: Código de Gauss não 2-face coloráveis em RP2
Autor(es): LIMA, Emerson Alexandre de Oliveira
Palavras-chave: Códigos de Gauss; Código RP2; Códigos 2-coloráveis
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alexandre de Oliveira Lima, Emerson; Luiz Soares Lins, Sóstenes. Código de Gauss não 2-face coloráveis em RP2. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Um código de Gauss é uma seqüência cíclica de n símbolos na qual cada símbolo ocorre exatamente duas vezes. Um lacet em uma variedade bidimensional S é um mergulho nesta variedade de uma curva fechada com auto-intercessões de tal forma que cada intercessão se apresente como um vértice 4-valente e que o complemento da curva na variedade seja homeomorfo a uma coleção de discos abertos. Diremos que o lacet é ou não 2-colorável conforme esta coleção de discos forma um mapa 2-colorável. Um lacet l em uma variedade bidimensional S realiza um código de Gauss g quando existir uma rotulação das auto-intercessões de l de tal forma que ao percorrer o lacet a seqüência cíclica dos rótulos dos vértices encontrados seja g. Quando existir em uma variedade bidimensional S um lacet realizando um código de Gauss g, diremos que g é realizável em S. O problema em aberto da caracterização do conjunto dos códigos de Gauss realizáveis no Plano Projetivo RP2 por lacets não 2-coloráveis é o nosso objeto de estudo. Investigamos tal conjunto generalizando os resultados anteriormente obtidos por Lins para o conjunto dos códigos de Gauss realizáveis em RP2 por um lacets 2-coloráveis fornecendo uma completa caracterização dos códigos não 2-coloráveis no plano projetivo e completando, portanto, a caracterização de todos os códigos de Gauss realizáveis em RP2. As técnicas desenvolvidas neste trabalho também podem ser aplicadas na tentativa de resolver os problemas em aberto de caracterização do conjunto dos códigos de Gauss realizáveis por lacets não 2-coloráveis em outras superfícies tais como o Toro e a Garrafa de Klein
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7246
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8520_1.pdf847,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.