Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7234
Título: Epos latino-americano e emancipação intelectual: em Latinomérica, de Marcus Accioly
Autor(es): Silva, Ricardo Soares da
Palavras-chave: Tradição; Epopéia; América Latina; Identidade
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Soares Da Silva, Ricardo; Adolfo Cordiviola, Alfredo. Epos latino-americano e emancipação intelectual: em Latinomérica, de Marcus Accioly. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a publicação Latinomérica (2001), do autor Marcus Accioly, compreendendo o esforço de investigar os elementos estéticos e socioculturais que permitem identificar a vinculação da «nova epopéia» à contemporaneidade, através de novos interlocutores. A interface cultural que estabelece as relações lógicas entre Mesmo e Outro e Antigo e Moderno é acionada pelo método comparativo. Nessa perspectiva, estética e política se concatenam por intermédio da formação épica do discurso, ao imbricar o plano histórico e o maravilhoso através da experiência subjetiva do Poeta, literariamente codificado como herói da enunciação. Desse modo, o poema se apropria do acúmulo das formas épicas como catalisador de tradições, paradoxalmente, afirmando/negando a memória literária e, especificamente, construindo os artifícios para a inserção de seu evento no influxo desse conhecimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7234
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3697_1.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.