Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7230
Título: Paraíba, mulher-macho : Tessituras de Gênero,(desafios da história (Paraíba, Século XX)
Autor(es): SILVA, Alômia Abrantes da
Palavras-chave: Identidade- Paraíba- mulher-macho; Sexualidade; Corpo
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Abrantes da Silva, Alômia; Muniz de Albuquerque Júnior, Durval. Paraíba, mulher-macho : Tessituras de Gênero,(desafios da história (Paraíba, Século XX). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Analisar as produções discursivas que historicamente possibilitaram a emergência da imagem Paraíba, mulher-macho , ao longo do século XX, como uma identidade para o Estado e as mulheres que nele vivem, é a proposta deste trabalho. Embora considerando a música Paraí-ba, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, lançada em 1950, como síntese desta nomeação, compreende-se aqui que ela faz ressoar sentidos que se encontravam em movimento, atuali-zando a memória da revolução de 1930 e seus referenciais políticos e de gênero. Cruzam-se fontes relacionadas a tais contextos, bem como suas implicações em debates mais recentes, sobretudo os que a partir dos anos 1980 (re)modelam tal imagem em associação com outros ícones, especialmente com a da professora e escritora Anayde Beiriz (1905-1930). Neste e-xercício, problematiza-se a construção de corporeidades, apontando os dispositivos que insti-tuem e regulam lugares para o masculino e o feminino, discutindo também as linhas de fugas traçadas e experimentadas por subjetividades transgressivas, inscritas em zonas fronteiriças de saber e poder. Apresenta-se, portanto, como uma operação narrativa que coloca em cena em-bates em torno da história, enquanto lócus constituído e constituinte de lugares e imagens de gênero
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7230
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3295_1.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.