Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7211
Title: Falas da cidade: um estudo sobre as estratégias discursivas que constituíram historicamente a cidade de Caruaru-PE (1950-1970)
Authors: Veridiano dos Santos, José
Keywords: Constituição histórica;Apropriação;Narrativa
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Veridiano dos Santos, José; Weinstein Teixeira, Flávio. Falas da cidade: um estudo sobre as estratégias discursivas que constituíram historicamente a cidade de Caruaru-PE (1950-1970). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Este trabalho reflete sobre a constituição histórica da cidade de Caruaru, entre os anos cinqüenta e setenta, a partir da apropriação de relatos, crônicas, textos literários e memorialísticos. Num conjunto diverso de fontes o trabalho, detém-se especialmente sobre quatro escritores 􀂱 Zacarias Tavares, Limeira Tejo, José Condé e Nelson Barbalho -, os quais são tomados como pistas para entender o papel da linguagem na constituição histórica dos lugares. A pesquisa e a redação do relatório final baseiam-se em referências conceituais ligados tanto à compreensão de que a escrita da cidade é um poderoso emissor de signos, capazes de refletir as sensibilidades históricas de uma certa época, quanto à idéia de que é plenamente possível estabelecer conexões entre as narrativas história e literária, reforçando, assim, a dimensão ficcional da história
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7211
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3292_1.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.