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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7157
Title: Era uma vez um conto publicitário: análise multimodal de campanhas publicitárias que envolvem contos de fadas
Authors: Lins Simões de Oliveira, Rebeca
Keywords: Multimodalidade; Publicidade; Análise Crítica do Discurso; Contos de Fadas
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Lins Simões de Oliveira, Rebeca; Medeiros de Carvalho, Nelly. Era uma vez um conto publicitário: análise multimodal de campanhas publicitárias que envolvem contos de fadas. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Este trabalho destina-se à análise de textos multimodais publicitários, especificamente da campanha Contos de Melissa da empresa de calçados femininos Melissa e a campanha Princesas O Boticário da empresa de cosméticos O Boticário, veiculados em revistas destinadas ao público feminino, com a finalidade de investigar a utilização da imagem da mulher e como a mesma repercute no meio social. A principal questão desta investigação é observar os meandros da representação feminina erotizada na publicidade, contudo desviamos do caminho de representação estereotipada de mulher objeto e procuramos primar pela exposição de uma mulher sexualizada, porém não subjugada. Objetivou-se a Análise das Características Multimodais e sua Composição Teórica e como tais recursos auxiliam a constituição do sentido social do texto. Salienta-se que usaremos uma proposta multimodal ancorada na perspectiva Retórica, pois julgamos que este recorte é o mais adequado devido ao fato de que não observa apenas as características estruturais do texto. Utilizamos à junção da teoria da Análise Critica do Discurso sob uma perspectiva da Nova Retórica e pormenorizamos o estudo dos textos baseado na Teoria da Multimodalidade, que analisa a ação recíproca existente entre imagem e texto ocasionando novas construções de sentido. Analisamos as publicidades numa perspectiva sincrônica e das relações entre língua, história, cultura e sociedade, compreendendo o discurso, como um modo de representação social e uma ação sobre o mundo e sobre o outro. Tendemos também a observar, através da linguagem imagética, como a publicidade influencia, constrói e/ou desconstrói e propõe a construção da imagem feminina na atualidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7157
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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