Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7135
Title: Introdução a Sistemas Competitivos e Cooperativos e uma de suas Aplicações: um Modelo de Disseminação da Dengue
Authors: PORTO NETO, Hélio Machado da Silva
Keywords: Epidemiologia;Estabilidade global;Sistemas cooperativos;Sistemas competitivos;Equações diferenciais ordinárias
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Machado da Silva Porto Neto, Hélio; Augusto Rodrigues Castilho, César. Introdução a Sistemas Competitivos e Cooperativos e uma de suas Aplicações: um Modelo de Disseminação da Dengue. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O presente trabalho tem basicamente dois objetivos. O primeiro é introduzir o conceito de sistemas competitivos e cooperativos através da exposição do artigo "Systems of Differential Equations Which are Competitive or Cooperative. I: Limit Sets"de Morris W. Hirsch [6]. Esses sistemas são sistemas de equações diferenciais ordinárias bastante particulares muito utilizados em biologia e em epidemiologia como tentativa de modelagem de dinâmicas nessas áreas. O segundo objetivo, desenvolvido no capítulo 2, é aplicar a teoria de sistemas competitivos exposta no capítulo 1, assim como a teoria de estabilidade de órbitas periódicas, a um modelo dinâmico relativo à transmissão do vírus da doença dengue. Neste modelo é consoderado uma população humana constante e uma população variável de mosquito. O referido capítulo consiste basicamente na exposição do artigo "Analysis of a Dengue Disease Transmission Model"de Lourdes Esteva e Cristobal Vargas [1].
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7135
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo624_1.pdf956.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.