Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7129
Título: A influência africana no português em Pernambuco: um mergulho em Ascenso Ferreira
Autor(es): SILVA, Odailta Alves da
Palavras-chave: Pernambuco; Ascenso Ferreira; Línguas Africanas; Português do Brasil
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves da Silva, Odailta; Medeiros de Carvalho, Nelly. A influência africana no português em Pernambuco: um mergulho em Ascenso Ferreira. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência africana no português brasileiro presente no Estado de Pernambuco, para tal, utilizou-se como corpus a obra do poeta pernambucano Ascenso Ferreira, partindo da premissa de que muitos textos desse autor modernista são marcados pela oralidade pernambucana, na qual ecoa a voz do negro nordestino dessa região. Essa pesquisa analisa se a africanidade linguística na obra do poeta se faz presente também no cotidiano linguístico do povo pernambucano. Para tanto, foram selecionados um total de 29 poemas, dos três livros de Ascenso: Catimbó doze textos; Cana Caiana doze e Xenhenhém cinco. Foram encontrados sessenta vocábulos de origem africana e também alguns fenômenos linguísticos da oralidade e do português popular que são atribuídos à influência africana, como o apagamento do /r/ no final das palavras e a falta de concordância nominal, no português não padrão (BONVINI, 2008; CASTRO, 2005). A fim de atingir os objetivos propostos, fez-se um panorama dos estudos sobre a influência africana no português do Brasil e o tráfico de escravizados transatlântico. Essa pesquisa esteve calcada nos postulados de Bonvini (2008), Rodrigues (2008-1933), Castro (2005 e 2002), Henckel (2005) e Mendonça (1973 1933)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7129
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1791_1.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.