Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7120
Título: Descrição preliminar da nasalidade em Tawandê e comparação com outras línguas Nambikwára do Norte
Autor(es): SANTANA, Nelivaldo Cardoso
Palavras-chave: Nambikwára Norte; Língua Indígena; Tawandê; Fonologia; Nasalidade
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cardoso Santana, Nelivaldo; Virginia Telles de Araújo Pereira Lima, Stella. Descrição preliminar da nasalidade em Tawandê e comparação com outras línguas Nambikwára do Norte. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este estudo trata da descrição dos segmentos nasais (vogais e consoantes) da língua indígena brasileira Tawandê (grupo do Norte da família Nambikwára) e a comparação com duas línguas irmãs, Latundê e Mamaindê. Para sua realização foram utilizados dados lingüísticos brutos em formato digital coletados in loco, em 2004, junto aos últimos falantes da língua. Esses dados pertencem ao acervo lingüístico do Núcleo de Estudos Indigenista/Pós-Graduação em Letras/UFPE. A base teórico-metodológica adotada seguiu a abordagem da fonologia estrutural norte-americana e pressupostos da fonologia moderna. Com os resultados alcançados concluiu-se que: assim como as demais línguas estreitamente aparentadas, o fenômeno da nasalidade em Tawandê é complexo. Há, nessas línguas, a presença de consoantes e vogais nasais fonológicas. As consoantes são /m, n/, sendo que a primeira apresenta ocorrência restrita ocorrendo preferencialmente em posição de onset, enquanto a segunda apresenta comportamento complexo, engatilhando e/ou sofrendo diferentes processos fonológicos, quando na posição de coda. Em Tawandê as vogais nasais são /i, ea, u/, diferente do Latundê que não tem a vogal média nasal e do Mamaindê que tem as mesmas do Tawandê, mais a média posterior nasal /õ/
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7120
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1790_1.pdf884,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.