Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7115
Título: A Praieira em jornais do século XIX- constituição discursiva e identidades sociais
Autor(es): Mary do Nascimento Fraga, Rose
Palavras-chave: Rebelião Praieira; Discurso; Ethos
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mary do Nascimento Fraga, Rose; da Piedade Moreira de Sá, Maria. A Praieira em jornais do século XIX- constituição discursiva e identidades sociais. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas na construção do ethos, dos rebeldes praieiros e de seus opositores, presentes em jornais da primeira metade do século XIX que noticiaram o movimento da Praia. Nesta pesquisa, consideramos, especificamente, a modalização, a atividade de referenciação na designação dos referentes e os aspectos polifônicos ─ intertextualidade e interdiscursividade ─ como fenômenos fundamentais na construção das imagens sociais que os locutores faziam de si e do outro. Além disso, consideramos em nossa análise que a construção dessas imagens é atravessada por uma ideologia, tomada aqui como um fenômeno contextual, materializado no discurso. Este trabalho tem como pano de fundo teórico a Análise Crítica do Discurso, sendo, portanto, fundamentais as noções de discurso como prática social e ação sobre o mundo (Fairclough, 2001, 2003), de ideologia como fenômeno que se manifesta em função do contexto e da conveniência do sujeito (Van Dijk, 1997, 2003) e de ethos como um ato, deliberado ou não, que se dá numa relação de dependência mútua entre os interlocutores para a construção das imagens sociais (Benveniste, 1974; Amossy, 2005)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7115
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1814_1.pdf5,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.