Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7109
Título: Entre homens e caranguejos: o debate em torno da obra de Josué de Castro em Pernambuco
Autor(es): Louback do Nascimento, Claudia
Palavras-chave: Josué de Castro; Nutrição; Fome; História; Política
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Louback do Nascimento, Claudia; Cristina Martins Guillen, Isabel. Entre homens e caranguejos: o debate em torno da obra de Josué de Castro em Pernambuco. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Este trabalho pretende apresentar as idéias e reflexões do médico pernambucano Josué de Castro, e está delimitado entre as décadas de 30 e 40 do século XX, nas quais as ações político-científicas e as obras literárias e científicas desse estudioso contribuíram para mudanças nas condições de existência da população brasileira, especialmente, no que diz respeito à saúde da mesma. Pertencente à um grupo de pioneiros, médicos e estudiosos, responsáveis não só pela gênese dos estudos da Nutrição no Brasil, como também pela consolidação da mesma enquanto ciência, Josué de Castro é considerado também um sociólogo, antropólogo, geógrafo e nutricionista, devido à sua vasta e multidisciplinar produção intelectual. Através dessa obra de caráter interdisciplinar, foi possível a ele inserir o tema fome, uma nova discussão no ambiente político e científico nacional, causando desconforto e assombro entre as classes sociais dominantes, que até então, aceitavam como verdadeiras as visões de cunho determinista e biológico sobre as diferenças raciais, em vigor no país desde o final do século XIX. Imensamente reconhecido em outras nações, com obras traduzidas em várias línguas, entre nós brasileiros a realidade mostra-se, ainda hoje, totalmente diferente. Aqui, suas obras em sua maioria, continuam desconhecidas, fato que valoriza trabalhos como o presente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7109
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3282_1.pdf567,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.