Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7096
Título: Literatura e jornalismo: fato e ficção em Abusado e Cidade de Deus
Autor(es): Fontana, Monica
Palavras-chave: Literatura; Jornalismo Literário; Narrativa; Ficção
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fontana, Monica; Adolfo Cordiviola, Alfredo. Literatura e jornalismo: fato e ficção em Abusado e Cidade de Deus. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Esta tese reflete sobre o que se entende por jornalismo literário e sobre a adequação deste termo às propostas narrativas do jornalismo uma prática que coincide com a ascensão do romance moderno. Acompanhamos a evolução do jornalismo e as razões de seu distanciamento da prática literária. Focalizamos as características narrativas do chamado jornalismo literário pontuando nossas reflexões sobre a narrativa jornalística a partir do pensamento crítico de Walter Benjamin sobre o narrador e o declínio da experiência na narrativa tradicional e da substituição do narrador clássico pelo narrador pósmoderno, como proposta por Silviano Santiago. A partir da teoria da construção ficcional de Wolfgang Iser procuramos entender o ficcional na literatura e no jornalismo e a inter-relação entre fato e ficção como mecanismo essencial na produção e reprodução da realidade social e na administração das mudanças na sociedade pós-industrial, fortemente regida pelos meios de comunicação. Avaliamos também as diferenças entre fato e ficção na configuração dos pactos com o leitor. A partir destas perspectivas, examinamos a dimensão narrativa do relato jornalístico e suas conexões com a literatura, considerando a relação entre ficção e realidade para entender a inter-relação existente entre literatura e jornalismo, a partir da análise do romance-reportagem Abusado, de Caco Barcellos, e do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7096
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1787_1.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.