Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7084
Título: Entre vaqueiros e fidalgos: sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850)
Autor(es): de Sousa Neto, Marcelo
Palavras-chave: História; Piauí; Biografia; Política; Igreja; Educação
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Sousa Neto, Marcelo; Maria Pires Brandão, Tanya. Entre vaqueiros e fidalgos: sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A presente pesquisa encontra como objeto de suas análises a sociedade, a política e a educação no Piauí da primeira metade do século XIX, em um momento de profundas transformações na sociedade piauiense. Na construção da narrativa, tomou-se a trajetória de vida de Padre Marcos de Araújo Costa como fio condutor das análises, por meio da qual os discursos construídos e esquecidos a seu respeito ajudam a construir e amalgamar as imagens propostas, permitindo recompor nuances da organização e da relação entre família e Estado na sociedade piauiense. Neste estudo, entretanto, o indivíduo e a sociedade são pensados em interação, permitindo perceber uma sociedade em constante movimento, no qual se privilegiou a análise de três pontos de sustentação/organização desta, quais sejam, aspectos de sua vida política, religiosa e educacional, espaços de sociabilidades estes com os quais Padre Marcos relacionou-se de forma intensa, procurando pôr em destaque na narrativa tecida práticas que forjaram o cotidiano social do período. Para tanto, rompeu-se com uma memória construída a respeito de Padre Marcos de apenas benemérito educador , permitindo o diálogo com os múltiplos espaços em que atuou, sobretudo como religioso e como político, espaços estes somente possíveis por ter pertencido a uma rede de poder fundada a partir de relações familiares. Por meio desses espaços e relações, se pôde revisitar algumas das dimensões sociais piauienses do século XIX, suas tensões e contradições, pondo em perspectiva a estreita relação entre família e poder político, contribuindo, deste modo, para o debate historiográfico sobre o Império brasileiro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7084
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3278_1.pdf3,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.