Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7081
Título: Teorema de geometrização para girassóis de grafos com valência mínima três
Autor(es): Ferreira Santos, Wagner
Palavras-chave: Plano hiperbólico; Domínio fundamental; Geometrização; Girassol
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira Santos, Wagner; Luiz Soares Lins, Sóstenes. Teorema de geometrização para girassóis de grafos com valência mínima três. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Dado um grafo G conexo e com valência mínima três, apresentamos um algoritmo que obtém o mapeamento de G numa superfície fechada S de tal forma que G possui apenas uma face. Ao dual G* assim obtido, chamamos girassol de G. Particionamos então as arestas do girassol em arestas de fronteira e cordas internas. As cordas internas não se cruzam e as arestas de fronteira definem um polígono P super-regular com número par de lados. A este polígono super-regular com cordas internas, adicionamos as arestas primais de G, obtidas pela dualização de G* e apresentamos geometricamente (geometrizamos) o domínio fundamental (G,G*). Aplicando a P reflexões hiperbólicas, obtemos o mergulho periódico do recobrimento universal de GUG* no plano hiperbólico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7081
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4375_1.pdf661,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.