Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7080
Title: Instituto Ayrton Senna : quebra de paradigma na gestão pública educacional de Caruaru
Authors: Porto, Maria Ivania Almeida Gomes
Keywords: Reforma pública;Gestão educacional;Instituto Ayrton Senna;Parceria
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ivania Almeida Gomes Porto, Maria; Zaverucha, Jorge. Instituto Ayrton Senna : quebra de paradigma na gestão pública educacional de Caruaru. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A pesquisa trata da quebra do paradigma da gestão pública educacional, através da parceria com o Instituto Ayrton Senna. Esta parceria possibilitou que o município de Caruaru implantasse um modelo de gestão para sua rede pública de ensino, diferente de toda a trajetória antes utilizada. O modelo de gestão apresentado pelo Instituto traça um plano com: diagnóstico, estratégias, metas, monitoramento e busca por resultados, da mesma maneira que empresas privadas utilizam. As Reformas que aconteceram na administração pública possibilitaram que cada vez mais a burocracia patrimonialista perdesse gradativamente espaço e a gestão com foco na eficiência e nos resultados dos serviços públicos fosse cada vez mais utilizada. Para compreender as Reformas em todas as suas fases, identificando-as, analisando-as e caracterizando os aspectos inovadores para o Estado, reportei a Bresser Pereira (2009), Costa (2010), Rezzende (2004) e Libâneo et al. (2009). Adotei a abordagem qualitativa de pesquisa, realizando entrevistas semiestruturadas com técnicos e gestores do município de Caruaru e do Instituto Ayrton Senna. E para o tratamento dos dados, utilizei a Análise de Conteúdo a partir de Bardin (1977), onde a leitura analítica e interpretativa dos dados coletados foi utilizada. Esta análise possibilitou a compreensão de que o modelo de gestão proposto pelo Instituto Ayrton Senna possibilita a construção de ferramentas que melhoram o controle e o desenvolvimento na qualidade da educação ofertada pelo poder público à sociedade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7080
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2632_1.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.