Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7080
Título: Instituto Ayrton Senna : quebra de paradigma na gestão pública educacional de Caruaru
Autor(es): Porto, Maria Ivania Almeida Gomes
Palavras-chave: Reforma pública; Gestão educacional; Instituto Ayrton Senna; Parceria
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ivania Almeida Gomes Porto, Maria; Zaverucha, Jorge. Instituto Ayrton Senna : quebra de paradigma na gestão pública educacional de Caruaru. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A pesquisa trata da quebra do paradigma da gestão pública educacional, através da parceria com o Instituto Ayrton Senna. Esta parceria possibilitou que o município de Caruaru implantasse um modelo de gestão para sua rede pública de ensino, diferente de toda a trajetória antes utilizada. O modelo de gestão apresentado pelo Instituto traça um plano com: diagnóstico, estratégias, metas, monitoramento e busca por resultados, da mesma maneira que empresas privadas utilizam. As Reformas que aconteceram na administração pública possibilitaram que cada vez mais a burocracia patrimonialista perdesse gradativamente espaço e a gestão com foco na eficiência e nos resultados dos serviços públicos fosse cada vez mais utilizada. Para compreender as Reformas em todas as suas fases, identificando-as, analisando-as e caracterizando os aspectos inovadores para o Estado, reportei a Bresser Pereira (2009), Costa (2010), Rezzende (2004) e Libâneo et al. (2009). Adotei a abordagem qualitativa de pesquisa, realizando entrevistas semiestruturadas com técnicos e gestores do município de Caruaru e do Instituto Ayrton Senna. E para o tratamento dos dados, utilizei a Análise de Conteúdo a partir de Bardin (1977), onde a leitura analítica e interpretativa dos dados coletados foi utilizada. Esta análise possibilitou a compreensão de que o modelo de gestão proposto pelo Instituto Ayrton Senna possibilita a construção de ferramentas que melhoram o controle e o desenvolvimento na qualidade da educação ofertada pelo poder público à sociedade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7080
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2632_1.pdf3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.