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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7059

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Título: Waly Salomão: Algaravias do pós-tudo
Autor(es): Maria de Santana Silva, Judite
Palavras-chave: Waly Salomão; Vanguardas contemporâneas; Hibridização; Poesia Barroca/Neobarroca
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria de Santana Silva, Judite; do Carmo de Siqueira Nino, Maria. Waly Salomão: Algaravias do pós-tudo. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Partindo do pressuposto de que os anos sessenta coincidiram com a emergência da condição histórica pós-moderna, propusemos estudar a obra de Waly Dias Salomão, sob a ótica barroca/neobarroca a partir das teorias de Severo Sarduy e Omar Calabrese além de outros estudiosos como Cláudio Daniel e Afonso Ávila. Nossa intenção foi de oportunizar uma releitura dos debates sobre as Vanguardas poéticas contemporâneas que introduziram a pós-modernidade considerando-as como programas estéticos cujo foco era atenuar os limites entre as diversas formas de arte. Iniciamos por abordar os procedimentos e métodos utilizados pelo escritor e poeta aglutinador de muitos caminhos, cujos mecanismos próprios nos permitiram identificar em sua produção poética sugestivas ressonâncias de um barroco reciclado. Elementos como labirinto, ironia e paradoxo, procedimentos barroco por excelência, foram apontados nesta tese como sendo vetores da poesia walyana. De fato, ao estabelecer um diálogo constante de suas obras com a tradição literária e com a contemporaneidade Waly cria uma hibridização cuja afinidade com a poesia (neo) barroca é evidente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7059
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

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