Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7020
Title: Contribuição para estudos geoarqueológicos e paleoambientais : proposta metodológica (estudo de caso : Maciço Calcário do Garrincho, Piauí, Brasil)
Authors: Daltrini Felice, Gisele
Keywords: Fósseis Humanos;Transição Pleistoceno/Holoceno;Serra da Capivara;Piauí;Brasil
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Daltrini Felice, Gisele; Conceição Soares Meneses Lage, Maria. Contribuição para estudos geoarqueológicos e paleoambientais : proposta metodológica (estudo de caso : Maciço Calcário do Garrincho, Piauí, Brasil). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica e um conjunto de procedimentos técnicos que podem ser aplicados aos estudos arqueológicos e ambientais. Nesta presente pesquisa utilizou-se a área do Maciço Calcário do Garrincho, no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, como área piloto do estudo para aplicação da metodologia, que consiste basicamente na junção das técnicas arqueológicas com técnicas pedológicas, que podem fazer parte dos estudos geoarqueológicos e que resultam na obtenção de informações que auxiliam na contextualização tanto arqueológica quanto ambiental, adquirindo dados que contribuem para o conhecimento paleoambiental. O Maciço Calcário do Garrincho foi escolhido para aplicação da metodologia pelo fato de possuir um interessante sítio arqueológico e paleontológico com uma importante datação direta para vestígios de fósseis humanos com idade entre 12.170 +/- 40 anos BP e 15.245 anos BP. Este sítio, Toca do Gordo do Garrincho e seu entorno possuem um enorme potencial para as pesquisas sobre a transição do Pleistoceno para Holoceno, no período do Quaternário
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7020
Appears in Collections:Teses de Doutorado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3273_1.pdf8.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.