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Título: Formação empreendedora no ensino superior: estudo da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA, no período de 2006 a 2010
Autor(es): Izaura Barboza de Matos Costa, Maria
Palavras-chave: Formação acadêmica; Ensino superior; Empreendedorismo; Competências empreendedoras
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Izaura Barboza de Matos Costa, Maria; Gomes de Paiva Júnior, Fernando. Formação empreendedora no ensino superior: estudo da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA, no período de 2006 a 2010. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: A atividade empreendedora desempenha um papel fundamental no sistema econômico e um setor que tem se mostrado alvo crescente de empreendedores é o ensino superior. Dados estatísticos demonstram que o sistema de Educação Superior brasileiro possui 24.719 Instituições de cursos de graduação presenciais, distribuídos em estabelecimentos federais, municipais, estaduais e rede privada (MEC/INEP, 2008). Este estudo foi desenvolvido com o propósito de verificar se os conteúdos curriculares oferecidos pela IES são adequados para a formação empreendedora, suprindo assim as necessidades do mercado e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do mercado em que está inserido. Nesse sentido, definiu-se como objeto fundamental dessa pesquisa, a realização de uma reflexão a respeito da adequação dos conteúdos curriculares, ministrados no curso de Administração com ênfase em Empreendedorismo da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), a partir dos anos 2006, para o processo de formação de empreendedores. Esse estudo foi conduzido como uma pesquisa exploratória, utilizando-se o método do Estudo de Caso. Dessa forma procurou-se constatar, através da realização de uma análise documental, se a teoria transmitida durante o curso é compatível com as competências empreendedoras. Verificou-se, também, se as disciplinas específicas contribuem para o desenvolvimento do perfil profissional em empreendedorismo. Além disso, foram identificadas outras dimensões essenciais para o desempenho do empreendedor, que são contempladas nos conteúdos curriculares, as quais foram acrescidas as competências estudadas e categorizadas como competências normativas. Finalmente, identificou-se a contribuição dos conteúdos curriculares, propostos pelos professores da IES, para a formação das competências empreendedoras. Como resultado desta análise constatou-se que os conteúdos curriculares ministrados pelo o curso de Administração com ênfase em empreendedorismo da FAGA são adequados e contribui para o crescimento socioeconômico do mercado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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