Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7008
Título: Modelos matemáticos para Esquistossomose
Autor(es): RIBEIRO, Joilson Oliveira
Palavras-chave: Modelos matemáticos; Esquistossomose; Dependência de idade do caramujo
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Oliveira Ribeiro, Joilson; Augusto Rodrigues Castilho, César. Modelos matemáticos para Esquistossomose. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Nesta dissertação apresentamos alguns modelos matemáticos para esquistossomose. Foram estudados a existência de equilíbrios dos sistemas de E.D.O., assim como suas estabilidades. O principal modelo estudado leva em conta a dependência de idade do caramujo infectado. Foi definido um valor para o número reprodutivo básico, R0, e mostrado a existência de um valor limite tal que a estabilidade do equilíbrio livre dos parasitas depende diretamente deste valor. Além disso, mostramos a existência e unicidade do equilíbrio endêmico, e que o mesmo é localmente assintoticamente estável sob certas condições na taxa de mortalidade do homem induzida pelo parasita. Fizemos uma análise da sensibilidade do número médio de parasitas por pessoa. Várias estratégias de controle foram discutidas, além de avaliações de custo-benefício. Foi ainda mostrado que esse modelo é a generalização de um modelo mais simples
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7008
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4253_1.pdf450,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.