Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6975
Título: A perseverança dos caixeiros : o mutualismo dos trabalhadores do comércio em Maceió (1879 1917)
Autor(es): MACIEL, Osvaldo Batista Acioly
Palavras-chave: Maceió (AL); Caixeiros; Mutualismo
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Batista Acioly Maciel, Osvaldo; Cavani Rosas, Suzana. A perseverança dos caixeiros : o mutualismo dos trabalhadores do comércio em Maceió (1879 1917). 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta tese possui como objeto central a experiência mutualista dos caixeiros de Maceió no período compreendido entre 1879 e 1917. Investigamos a formação de associações, os embates e a solidariedade construídos pelos empregados do comércio que se organizaram na Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros de Maceió [cuja existência excede o período de nosso estudo (1879-195...?)] e na Sociedade Instrução e Amparo dos Caixeiros de Maceió (1882-1884). Para tanto, realizamos inicialmente uma caracterização mais geral do mutualismo dos trabalhadores em Maceió no período enfocado. Em seguida, apresentamos a trajetória das duas entidades de mútuo-socorro dos caixeiros, destacando os conflitos iniciais existentes entre ambas, e o modo como posteriormente a Sociedade Perseverança e Auxílio ampliam seu leque de serviços e atuação para além do âmbito da categoria dos trabalhadores do comércio. Além de apresentarmos a composição das diretorias destas entidades e aspectos das relações clientelares estabelecidas com grupos oligárquicos da província/estado de Alagoas, destacamos ainda a experiência educacional delas, relacionando esta experiência às formulações ideológicas propugnadas pelas suas lideranças e à cultura literária do período. Por fim, analisamos as campanhas de fechamento de portas e regulamentação da jornada de trabalho no setor comerciário, levadas adiante pela Perseverança e Auxílio, particularmente os embates de 1905 e de 1911-1913
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6975
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1893_1.pdf2,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.