Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6954
Título: Cidade vermelha: a experiência democrática no pós-Estado Novo Recife, 1945-1955
Autor(es): de Oliveira Gominho, Zélia
Palavras-chave: Recife; Experiência democrática; Pós-Estado Novo
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Oliveira Gominho, Zélia; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Cidade vermelha: a experiência democrática no pós-Estado Novo Recife, 1945-1955. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta tese se baseia no estudo de variadas fontes históricas e obras bibliográficas para falar da experiência democrática no Recife no intervalo de tempo entre o fim do Estado Novo, 1945, até a conquista da autonomia do município em 1955; todavia, ressalta a imprensa como uma das fontes privilegiadas. Nesse percurso, localizamos a experiência democrática em diversas instancias, mais especificamente: na cultura, na política, no trabalho e no cotidiano. Este esforço foi subdividido em quatro capítulos: o primeiro trata da modernidade, a moda, novas tecnologias e novos lazeres em meio a tradições culturais; a presença norte-americana; modos de democratização de acesso a bens culturais e a percepção do ser democrático na sensibilidade em relação ao outro, particularmente a mulher. O segundo capítulo estuda a liberdade de expressão, tão cara à democracia: a imprensa e seus publicistas, o movimento partidário e feminino, a charge e a propaganda são os pontos destacados. O terceiro capítulo se refere à movimentação sóciopolítica no Recife em campanha pela democracia, contra a ditadura e a favor de grupos partidários: estudantes, trabalhadores e comunistas. No quarto e último capítulo tratamos do Recife Comunista e Base Militar, da Câmara Municipal do Recife enfrentando as problemáticas urbanas, bem como sua luta pela autonomia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6954
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1889_1.pdf3,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.