Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6946
Título: Tamoindaré - a dinâmica de suas praias frente às novas tribos repovoadoras do século XX
Autor(es): FARIAS, Fabiana Santos de
Palavras-chave: tribos repovoadores; Tamandaré
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos de Farias, Fabiana; Tôrres Aguiar Gomes, Edvânia. Tamoindaré - a dinâmica de suas praias frente às novas tribos repovoadoras do século XX. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: A zona costeira sempre foi locus da concentração de múltiplas atividades, conforme registrado na história do país, desde os primórdios da colonização até a contemporaneidade. Nela configura-se uma diversidade de atividades e tipologia de usos. Nesta perspectiva o presente estudo visa analisar o ambiente litorâneo, com ênfase no setor da praia, sob a ótica da análise integrada ou geossistêmica, torna-se tal abordagem uma ferramenta no entendimento dos fenômenos naturais e humanos atuantes nas paisagens destes ambientes com forte dinamicidade. Tomando-se como palco para tal apreciação o litoral sul pernambucano, sobretudo o município de Tamandaré que assim como grande parte do espaço litorâneo no estado continua sendo um campo de diversificadas atividades e ocupações, que ao longo do tempo transcorreram pela pesca, atividade portuária e mais recentemente a atividade turística. Tal ambiente é configura-se por paisagens dinâmicas vislumbradas por meio de seus ecossistemas: manguezais, recifes, restingas, dunas e praias, sendo neste último comumente visível os maiores impactos causados pelo uso inadequado do solo litorâneo. Com efeito, este espaço adquiriu um valor e uma importância indispensáveis à vida da população urbana, bem como para o equilíbrio dos fenômenos naturais, tendo em vista as alterações registradas no ambiente de praia, acarretando um forte e crescente processo d avanço do mar em significativos trechos da praia. Assim, destaca-se a caracterização e importância deste ambiente, frente ao crescente processo de expansão urbana, às atuais políticas de gerenciamento e incentivo à atividade turística
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6946
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9557_1.pdf3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.