Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6938
Título: Evolução paleoambiental dos depósitos de tanques em Fazenda Nova, Município de Brejo da Madre de Deus - Pernambuco
Autor(es): SILVA, Danielle Gomes da
Palavras-chave: Depósito de Tanques; Morfoestratigrafia; Datação por LOE
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gomes da Silva, Danielle; Carlos de Barros Corrêa, Antonio. Evolução paleoambiental dos depósitos de tanques em Fazenda Nova, Município de Brejo da Madre de Deus - Pernambuco. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A presente pesquisa procurou definir o significado geomorfológico dos depósitos de tanques estabelecendo uma possível relação entre a gênese dessas unidades geomórficas e os materiais que as preenchem. A premissa norteadora da investigação é de que a reconstrução dos preenchimentos sedimentares dos tanques favorece à compreensão da evolução quaternária da área, mediante a investigação de um ambiente de deposição ainda estreitamente vinculado com a paisagem atual. A análise dos eventos deposicionais do tanque da Fazenda Logradouro, no distrito de Fazenda Nova, foi realizada a partir da abordagem morfoestratigráfica. Após a identificação, em campo, das relações estratigráficas dentro do depósito, amostras foram coletadas para as análises sedimentológicas, micromorfológicas, difração de raios-X das argilas e datação pelo método da Luminescência Opticamente Estimulada (LOE), a fim de proporcionar uma reconstrução modelística qualitativa dos eventos deposicionais. O resultado obtido para as amostras analisadas indicam a ocorrência de períodos pontuais durante os quais se deu a remobilização dos mantos de intemperismo para o eixo deposicional do tanque, mediante a operação de eventos de grande magnitude e baixa recorrência, sob diversas combinações de semi-aridez ocorridas desde o penúltimo máximo glacial (PMG)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6938
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6966_1.pdf5,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.