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Título : Percepção ambiental e gestão do meio ambiente de Toritama (PE): estudo da percepção de diferentes atores ociais sobre o rio Capibaribe
Autor : Palhano de Oliveira, Francicleide
Palabras clave : Percepção ambiental; Gestão ambiental; Recursos hídricos; Políticas públicas ambientais; Produção do espaço; Educação Ambiental.
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Palhano de Oliveira, Francicleide; Regia Fernandes Gehlen, Victoria. Percepção ambiental e gestão do meio ambiente de Toritama (PE): estudo da percepção de diferentes atores ociais sobre o rio Capibaribe. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumen : Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a percepção ambiental de diferentes atores sociais de Toritama (PE), no Agreste do Estado, em relação ao rio Capibaribe e a gestão ambiental local. Parte do pressuposto de que as atividades das lavanderias industriais do setor de confecção têxtil do município vêm modificando o uso e a ocupação do solo e causando problemas ambientais ao rio Capibaribe, com reflexos na qualidade de vida da população local. Através da pesquisa, buscou-se identificar os diferentes usos do rio Capibaribe, no município, as relações de afetividade dos entrevistados com o mesmo, e as diferentes formas de percepção destes, sobre a interferência do poder público, influenciando na qualidade do rio. Levantou-se também a motivação dos entrevistados em contribuir, através de alguma ação, para a melhoria da qualidade do Capibaribe e o estímulo dos mesmos, em denunciar as agressões ambientais. A técnica empregada para a coleta de dados foi a identificação da percepção ambiental, através de entrevistas semi-estruturadas, com base na metodologia desenvolvida por Anne Whyte. Para o estudo, o embasamento teórico contemplou a abordagem temática relevante para a compreensão da percepção ambiental dos entrevistados: gestão ambiental, políticas públicas e ambientais, recursos hídricos e a produção do espaço local. A Educação Ambiental situa-se, neste estudo, como o instrumento capaz de propor novos caminhos para a compreensão do relacionamento do ser humano com o meio ambiente, despertando o interesse para o exercício da cidadania
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6937
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

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