Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/693
Title: Aprendizagem em Consultoria Organizacional realizada em ONGs : uma investigação sobre os aprendizados obtidos pelos consultores que atuam neste campo peculiar e multifacetado
Authors: dos Santos Vieira, Naldeir
Keywords: Consultoria organizacional; Aprendizagem de consultores; Organização não Governamental; Terceiro Setor
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: dos Santos Vieira, Naldeir; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. Aprendizagem em Consultoria Organizacional realizada em ONGs : uma investigação sobre os aprendizados obtidos pelos consultores que atuam neste campo peculiar e multifacetado. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os aprendizados dos consultores obtidos por meio de suas intervenções em Organizações Não Governamentais (ONGs), assim como analisar como estes aprendizados foram construídos. Foi utilizado como base conceitual para tratar da aprendizagem os estudos de teóricos que consideram este fenômeno como um processo de construção social e de re-significação das experiências passadas. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos qualitativos com consultores de ONGs que atuam na região metropolitana de Recife-PE, sendo a coleta de dados realizada no período de fevereiro a dezembro de 2007 e dividida em três etapas: entrevistas exploratórias, entrevistas em profundidade, e entrevistas de acompanhamento. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando-se como método principal a análise da pragmática da linguagem. Quanto aos resultados, podemos destacar que no trabalho de consultoria com ONGs os consultores construíram conhecimentos relacionados à área social e à economia solidária; sobre novos arranjos produtivos; relacionados à metodologia de intervenção; e, sobre a dinâmica das ONGs; construíram e/ou aperfeiçoaram habilidades políticas e de relacionamento interpessoal, habilidades para a elaboração de planejamentos, e, para trabalhar com o outro compreendendo suas limitações; e, passaram a adotar posturas caracterizadas pela abertura, pró-atividade, sensibilidade, e facilitação de processos. Em relação à aprendizagem, foi percebido que neste processo não é clara a distinção e delimitação de suas fases ou etapas. No entanto, existe uma conexão e interdependência entre a experiência que torna possível a reflexão e a reflexão, sobretudo quando a experiência acontece num contexto social que favorece e incentiva feedbacks
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/693
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1122_1.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.