Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6922
Título: As relações entre o rural e o urbano: um espaço conjunto e indissociável em Vitória de Santo Antão - PE
Autor(es): Rita Ivo de Melo Machado, Maria
Palavras-chave: Vitória de Santo Antão;Rural;Urbano;Inter-relações e Espaço
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rita Ivo de Melo Machado, Maria; Correia de Oliveira Andrade, Manoel. As relações entre o rural e o urbano: um espaço conjunto e indissociável em Vitória de Santo Antão - PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O espaço rural vem passando por um conjunto de mudanças que vêm impactando as suas funções e pondo em dúvida o seu conteúdo social. Uma das causas dessas mudanças é a estreita relação que vem se estabelecendo entre o campo e a cidade nas últimas décadas e a agregação de algumas atividades rurais que antes eram tipicamente urbanas. O município de Vitória de Santo Antão é um palco interessante e mostra o estreitamento da relação entre esses dois lugares e a formação de um Espaço heterogêneo, interdependente, porém articulado e unido. Uma das explicações para tal conteúdo é a formação histórica da município, estabelecida desde o princípio com uma base agrícola muito forte na pequena produção agrícola, mas dividindo espaço com o latifúndio da cana-deaçúcar - voltado especialmente para a produção de aguardente e em determinados momentos com o algodão. Apesar da tentativa do avanço do açúcar sobre as pequenas produções devido ao desenvolvimento das tecnologias agrícolas, o movimento camponês conseguiu resistir através das Ligas Camponesas - marco da luta dos trabalhadores rurais no Brasil. Hoje, a pequena produção agrícola no município tem como principal característica o caráter comercial da produção, condição que possibilitou a esses produtores terem uma renda média mensal superior a da maioria dos habitantes do município. Estruturando uma situação social favorável, fazendo com que estes produtores comprem parte dos seus mantimentos e busquem determinados serviços no núcleo urbano do município, favorecendo economicamente essa área e formando um Espaço conjunto e indissociável dos sistemas de objetos, ponto principal a ser analisado nesta dissertação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6922
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6948_1.pdf8,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.