Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6920
Título: Análise geomorfológica em áreas de expansão urbana no Município de Garanhuns PE
Autor(es): AZAMBUJA, Renata Nunes
Palavras-chave: Morfodinâmica; Expansão Urbana; propriedade dos solos; Ação Antrópica, Planalto da Borborema
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Nunes Azambuja, Renata; Carlos de Barros Corrêa, Antonio. Análise geomorfológica em áreas de expansão urbana no Município de Garanhuns PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Através da realização do mapeamento geomorfológico e morfodinâmico de detalhe enfocando a área de expansão urbana do Município de Garanhuns - PE nos anos de 1965, 1982 e 2006, foi possível estabelecer a relação entre a gênese do relevo, materiais componentes das formações superficiais, propriedade dos solos e processos operantes. Com vistas ao reconhecimento e interpretação do significado da dinâmica processual atual, o mapeamento morfodinâmico em escala espaço-temporal, ensejou o reconhecimento dos diversos processos superficiais operando em relação direta com a topografia, estruturas lito-pedológicas e cobertura vegetal. Foi diagnosticado que, feições morfológicas, tais como, vertentes retilíneas, resultante de deslizamentos, paleoescarificações e anfiteatros de erosão possuem forte relação com os processos erosivos vigentes. Resultados de análise sedimentológica e mineralogia demonstraram que o processo de erosão e transporte, em curto prazo, tem favorecido um acúmulo de depósitos de textura grossa e inversão do relevo em setores de baixa encosta a partir da formação de novos knickpoints. Foi possível estabelecer para a área uma forte relação entre as atividades antrópicas e o aumento da sensitividade da paisagem. Por fim, constatou-se ainda que modificações no sistema climático, operando em diversas escalas de tempo, contribuem de forma sistêmica sobre os graus de estabilidade e evolução da paisagem geomorfológica em Garanhuns, sobretudo quando intermediadas pelas atividades antrópicas que catalisam a instabilidade de alguns setores do relevo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6920
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6943_1.pdf3,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.