Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6914
Título: Urbanização turística no Litoral Sul de Pernambuco: o caso do município de Tamandaré
Autor(es): Vasconcelos Fraga de Melo Lima, Clarisse
Palavras-chave: Geografia do Turismo;Urbanização Turística;Desenvolvimento turístico.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vasconcelos Fraga de Melo Lima, Clarisse; Santiago Fragoso Selva, Vanice. Urbanização turística no Litoral Sul de Pernambuco: o caso do município de Tamandaré. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esta dissertação constitui um estudo, no âmbito da Geografia do Turismo, sobre a relação entre turismo e urbanização, a partir da expansão do turismo no Litoral Sul de Pernambuco, mais detidamente no município de Tamandaré, a fim de identificar a racionalidade que permeia essa forma de urbanização e suas respectivas conseqüências espaciais pelo turismo. Trata-se de uma análise espaço-temporal, sob a perspectiva do crescimento do turismo e da série de serviços que ele requer para a sua reprodução; de sua utilização para promover o desenvolvimento local/regional; e de sua capacidade de criar e requalificar espaços com repercussões nas formas geográficas. O processo de desenvolvimento da atividade turística na área de estudo é analisado sob o arranjo espacial que foi sendo estruturado com base no surgimento das casas de veraneio, equipamentos turísticos, organizações privadas, associações comunitárias, conselhos municipais, bem como planos de desenvolvimento turístico, econômico, urbano e social. Nas regiões costeiras, cujo espaço é geralmente utilizado para o desenvolvimento de turismo de sol e mar, de forma massiva, verifica-se uma rápida transformação ambiental e urbana resultante da influência do turismo no meio natural, nas relações sociais e na economia. O litoral Sul de Pernambuco ilustra esse processo de turistificação voltado à consolidação dessa região no mercado turístico global, implicando na urbanização turística, que requalifica e eleva o consumo do próprio espaço e dos serviços oferecidos, induzindo o surgimento de novos padrões de uso e ocupação do solo. Tamandaré destaca-se nesse contexto por apresentar ainda uma grande reserva de capital natural e uma forte resistência na defesa do meio ambiente, apesar da acelerada expansão imobiliária e das pressões para um maior desenvolvimento turístico. Assim, destaca-se a necessidade de uma gestão integrada e participativa do turismo para minimizar impactos negativos e promover não só um crescimento econômico, mas principalmente social
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6914
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6938_1.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.