Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6895
Título: Processos de criação do conhecimento: um estudo nas empresas de optoeletrônica do Recife
Autor(es): Nunes Filho, Jose Alberto
Palavras-chave: Conhecimento organizacional; Processos de criação do conhecimento; Optoeletrônica.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alberto Nunes Filho, Jose; Cristina de Almeida Fernandes, Ana. Processos de criação do conhecimento: um estudo nas empresas de optoeletrônica do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Este estudo visa a contribuir para um melhor entendimento da dinâmica interativa da produção de conhecimento nas empresas. O espaço em estudo não é físico ou estrutural, mas um espaço mental. Nesta perspectiva, compartilhar e gerar novos conhecimentos tornam-se fundamentais para a análise do estudo. Dessa forma, foram usados como alicerce metodológico da investigação, a partir da literatura corrente, os quatro processos de criação do conhecimento organizacional: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. Esses processos de criação do conhecimento foram analisados à luz de três características chaves: variedade, intensidade e funcionamento. O objetivo foi verificar o grau de interações e as suas implicações para a geração do conhecimento em duas empresas inovativas, em uma economia retardatária, ambas produtoras de produtos com tecnologia optoeletrônica. A optoeletrônica é uma tecnologia de alto valor agregado. As duas empresas pertencem ao segmento de equipamentos médico-hospitalar, cuja inovação tecnológica de produto é imprescindível para sua sobrevivência no mercado. Se para se desenvolver inovações é necessário gerar o seu insumo básico, isto é, criar novos conhecimentos constantemente, estudos que caracterizem e especifiquem os processos de criação do conhecimento nestas firmas contribuem para o desenvolvimento do sistema de inovação como um todo.. Inserido neste campo de observação, o presente trabalho mostrou que embora partilhem os mesmos condicionantes macroeconômicos (nacionais) e instrumentos de política pública (nacionais e locais) e culturais (locais), as empresas apresentaram desempenhos diferenciados no processo de internalização do conhecimento em relação aos outros processos. Além disso, as empresas apresentaram uma carência organizacional, particularmente em rotinizar certos procedimentos de atividades, justificando a falta de avaliação mais apurada dessas atividades
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6895
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6914_1.pdf849,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.