Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6866
Título: Meio Ambiente Como Notícia da Moda: A Coluna Ciência/Meio Ambiente nos Últimos 10 Anos
Autor(es): Martinez Morales, Dario
Palavras-chave: Sociedade recifense; Jornal do Commércio; Questão ambiental
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Martinez Morales, Dario; Tôrres Aguiar Gomes, Edvânia. Meio Ambiente Como Notícia da Moda: A Coluna Ciência/Meio Ambiente nos Últimos 10 Anos . 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Esta Dissertação enfoca a questão ambiental, tomando como base para a Análise a coluna do Jornal do Commércio Ciência/Meio Ambiente CMA, no período de 1989 a 1999. O estudo visa fornecer informações que sirvam de base para o aprofundamento da discussão da questão ambiental na sociedade recifense. A pesquisa mostra como é produzida a informação ambiental, partindo da origem, conteúdo e profissão do agente envolvido na elaboração da notícia. A análise verificou, que apesar da coluna Ciência/Meio Ambiente, ter uma década de existência ela é pouco lida e conhecida pela população recifense. Outra constatação é que as notícias são em sua maioria produzida por jornalistas, que buscam nos profissionais e instituições ligadas ao setor, respaldo para a elaboração dos textos. Este trabalho põe em evidência questões relativas à efemeridade do enfoque dado à temática ambiental. Esse tema assume estatus de moda, sendo, portanto passageiro como mostra a análise da página do JC, destinados a ele nos últimos 10 anos, período 1989 a 1999. ao longo da análise do material, foi possível constatar também a separação e destaque assumido nos últimos 5 anos para questão da ciência em contraposição a questão ambiental. Este fato era bem diferente por ocasião da Eco-92, quando a temática era notícias central do JC. Para efeito de ilustração da investigação e análise dos dados compilados, constam, quadros e gráficos, no tratamento dos mesmos, bem como xérox das notícias de maior destaque no anexo 01
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6866
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9175_1.pdf782,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.