Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6808
Título: Avaliação de processos biológicos na melhoria da qualidade hídrica do canal Derby-Tacaruna
Autor(es): SILVA, Maria do Carmo Lourenço da
Palavras-chave: Lodo ativado; Canal Derby-Tacaruna; Poluição
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: do Carmo Lourenço da Silva, Maria; Alves Da Motta Sobrinho, Maurício. Avaliação de processos biológicos na melhoria da qualidade hídrica do canal Derby-Tacaruna. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Neste trabalho realizou-se um estudo de avaliação de duas biomassas bacterianas que poderiam ser usadas para tratamento da poluição do Canal Derby-Tacaruna. O mesmo está localizado na região central do Grande Recife, num importante corredor viário de acesso para as cidades de Olinda e Recife. Foram realizadas análises de caracterização em amostras das águas do leito do canal em diferentes condições de fluxo de maré (alta e baixa). Após a caracterização realizaram-se experimentos de degradação em reator batelada com amostras de água do leito e das bocas de lançamento da rede pluvial, utilizando como inóculo lodo ativado e um bioaditivo industrial. O melhor resultado de degradação da matéria organica (DQO) foi obtido com os sistemas inoculados com lodo ativado (cerca de 80% em média). As amostras inoculadas com o bioaditivo obtiveram resultados inferiores (média de 40%) de remoção da DQO. As águas do leito apresentam uma alta salinidade e isto causou um efeito nocivo sobre o desenvolvimento das bactérias do bioaditivo, retardando o crescimento bacteriano e dimunuindo a eficiencia do tratamento aplicado. Finalmente, buscou-se avaliar a eficiencia das biomassas em experimentos em rator contínuo sob duas condições distintas: com aeração difusa (tanque de aeração) e sem aeração (lagoa facultativa). As condições de operação do erator tanque foram 2,5 L.h-1 de vazão volumétrica, tempo médio de residencia de 22 h (sem aeração) e 17 h (com aeração) e condição de regime permanente. O sistema com lodo ativado funcionou com pressão de ar de saída do compressor de 2 Kg.cm e sob recirculação cuja vazão foi de 1,5 L.h-1. A remoção de matéria organica observada foi de cerca de 60% para o sistema inoculado com o bioaditivo industrial e enquanto que no tratamento com lodo ativado obteve-se um resultado médio de 85%. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que o sistema por lodo ativado pode ser aplicado no tratamento da água do canal Derby-Tacaruna não sendo afetado pelo efeito negativo do conteúdo salino. Enquanto que a técnica de bioaumento não se mostrou satisfatória devido à limitação imposta pela poluição essencialmente inorgânica, característica da água do canal
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6808
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7965_1.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.