Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67966

Compartilhe esta página

Título: EMPREENDEDORISMO E PERSONAL TRAINERS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es): PEREIRA, Pedro Paulo Leite
Palavras-chave: personal trainer; empreendedorismo; gestão; mercado fitness; carreira profissional
Data do documento: 12-Dez-2025
Citação: PEREIRA, Pedro Paulo Leite. EMPREENDEDORISMO E PERSONAL TRAINERS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA . 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A profissão de personal trainer tem ganhado destaque no mercado fitness brasileiro, impulsionada pelo crescimento da prática de exercícios físicos e pela busca por serviços individualizados de saúde e bem-estar. Apesar da expansão do setor, possuímos poucos estudos científicos que discutem a importância da gestão empreendedora para esses profissionais. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a produção científica nacional sobre gestão empreendedora aplicada ao personal trainer, identificando tendências, lacunas e padrões da literatura. Para isso, realizou-se uma análise bibliométrica em 22 periódicos brasileiros de Educação Física, utilizando os descritores “empreendedorismo”, “personal trainer”, “treinador pessoal”. No total, foram identificadas 171 publicações, das quais 28 abordavam gestão/empreendedorismo e 143 tratavam da atuação do personal trainer. Os resultados revelam que, embora a produção científica sobre intervenção técnica e pedagógica seja robusta, ao longo das últimas décadas, ainda é reduzido o número de estudos, que tratam da gestão profissional e do desenvolvimento de carreira do personal trainer. Observou-se concentração geográfica das pesquisas nas regiões Sudeste e Sul, além de uma lacuna significativa relacionada à formação empreendedora, formalização da atividade e estratégias de sustentabilidade profissional. Conclui-se que o campo carece de produções que integrem Educação Física, empreendedorismo e modelos de negócio, apontando oportunidades para novas pesquisas e para o fortalecimento profissional no mercado fitness brasileiro.
Descrição: 09
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67966
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Paulo Leite Pereira.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons