Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6791
Título: Prevenção de riscos ambientais na agroindústria canavieira (Estudo da interface meio ambiente x acidentes do trabalho)
Autor(es): José de Luna, Adeilson
Palavras-chave: Impacto ambiental; Atividade agro-açucareira; Saúde dos trabalhadores
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José de Luna, Adeilson; de Lourdes Florencio Santos, Maria. Prevenção de riscos ambientais na agroindústria canavieira (Estudo da interface meio ambiente x acidentes do trabalho). 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Os acidentes do trabalho e doenças profissionais continuam sendo dois dos principais infortúnios à saúde dos trabalhadores, tanto no setor industrial como no setor rural da atividade agro-açucareira do Brasil, apesar de todo ordenamento jurídico relativo à proteção laboral. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a redução das situações de agravo à saúde dos trabalhadores, com reflexos na elevação da qualidade de vida e na conservação ambiental. Para isso foram desenvolvidas ações conjuntas entre os principais atores sociais envolvidos nesta questão, quais sejam: o Governo, através do Ministério do Trabalho e Emprego (Delegacia Regional do Trabalho e FUNDACENTRO), a indústria açucareira e a representação dos trabalhadores (sindicatos rurais). Os resultados encontrados, indicam que as modificações implementadas pela empresa trouxeram benefícios extremamente importantes no que diz respeito não apenas à questão dos acidentes de trabalho, mas também no que se refere à redução do impacto ambiental provocado pela produção industrial
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6791
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8337_1.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.