Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67886

Compartilhe esta página

Título: Avaliação das propriedades biológicas antioxidante e antimicrobiana do extrato das folhas de Mimosa ophthalmocentra Mart. ex Benth
Autor(es): RIBAS, Adriany Ramos
Palavras-chave: produtos naturais; fitoquímica; sistema redox; resistência antimicrobiana
Data do documento: 12-Dez-2025
Citação: RIBAS, Adriany Ramos. Avaliação das propriedades biológicas antioxidante e antimicrobiana do extrato das folhas de Mimosa ophthalmocentra Mart. Ex Benth. 2025. 77 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Os fármacos atualmente disponíveis apresentam limitações no tratamento de infecções microbiológicas. Nesse cenário, os compostos derivados do metabolismo secundário de vegetais vêm se destacando como alternativa terapêutica promissora. O gênero Mimosa apresenta, segundo a literatura, reconhecida ação antimicrobiana; porém a espécie Mimosa ophtalmocentra carece de investigação cientifica. Esse estudo tem por objetivo avaliar o potencial antioxidante e antimicrobiano do extrato das folhas de M. ophthalmocentra. As folhas foram coletadas em Taquaritinga do Norte (PE) e submetida à extração à quente em sistema Soxhlet, utilizando os solventes ciclohexano, clorofórmio, acetato de etila e metanol. A caracterização fitoquímica permitiu selecionar o extrato acetato de etila para os subsequentes ensaios. Para avaliação antioxidante, utilizou-se o método de sequestro do radical DPPH e a capacidade antioxidante total pela metodologia de fosfomolibdênio. A investigação da ação antimicrobiana foi testada pela concentração mínima inibitória (CIM) e concentração mínima bactericida (CMB), juntamente com a análise de proteção frente a Tenébrio Molitor inoculados com suspensão bacteriana. Além disso, analisamos a citotoxicidade prévia frente ao potencial lesivo de membrana eritrocitária e células mononucleares isolados de circulação periférica. Os resultados demonstraram a presença de compostos fenólicos, flavonoides e taninos, associados a expressiva atividade antioxidante, atividade antimicrobiana dose-dependente e baixa citotoxicidade. No modelo in vivo, observou-se efeito protetor, evidenciado pelo aumento da sobrevivência larval. Dessa forma, o extrato configura-se como uma matriz bioativa promissora, com potencial terapêutico adjuvante, sendo recomendados estudos futuros para elucidar seus mecanismos de ação e avaliação em modelos mais complexos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67886
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.-Adriany Ramos Ribas.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons