Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67885

Compartilhe esta página

Título: O cuidado com as pessoas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (Avc) na atenção primária à saúde no Brasil: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): COSTA, Lavínia de Oliveira
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral; Acidente vascular encefálico; Reabilitação; Atenção primária à saúde
Data do documento: 15-Dez-2025
Citação: COSTA, Lavínia de Oliveira. O cuidado com as pessoas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (Avc) na atenção primária à saúde no Brasil: uma revisão integrativa de literatura. 2026. 45 f. TCC (Graduação em Saúde Coletiva) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença cerebrovascular crônica não transmissível que ocorre quando o fluxo sanguíneo para a área cerebral é interrompido por uma obstrução (isquêmico) ou por um rompimento de um vaso cerebral (hemorrágico). Mundialmente é a segunda principal causa de morte e, no Brasil, uma das líderes de internações e sequelas decorrentes do agravo. O objetivo do estudo foi compreender a organização do cuidado na Atenção Primária à Saúde para os pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, da qual foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)-Brasil e Scielo. Os descritores utilizados foram: acidente vascular cerebral, acidente vascular encefálico, reabilitação e atenção primária à saúde associados entre si pelo operador boleano AND. Os critérios de inclusão foram: artigos que apresentavam resultados de estudos científicos sobre a temática estudada; publicados no período de 2014 a 2025 no idioma português e que estavam disponíveis na íntegra. Foram excluídos: monografias, dissertações e teses, estudos de revisão de literatura ou relatos de experiência. Foram selecionados 10 artigos que foram lidos na íntegra repetidas vezes para identificação, sistematização e análise crítica dos principais resultados que estão apresentados. Foram criadas seis categorias temáticas: Características socioeconômicas das pessoas acometidas pelo AVC; Desafios e necessidades dos pacientes pós AVC; Atuação da APS; Importância da rede de apoio; Importância da espiritualidade e Fragilidades na coordenação do cuidado. Os resultados revelam a importância da APS em conjunto com a equipe multiprofissional e a rede de apoio familiar ou comunitária para a transição do cuidado após um AVC, para a reabilitação, continuidade do cuidado e melhor qualidade de vida desses usuários. Porém, foi destacado que existem desafios como a ausência de profissionais qualificados para identificar as reais necessidades dos pacientes, de visitas domiciliares e a fragmentação ou falta dos serviços realizados pela e-multi, além da não utilização das ferramentas de referência e contrarreferência. Os achados revelam a necessidade de dar maior visibilidade a população estudada, do fortalecimento da linha de cuidado e da APS, além de estratégias voltadas aos cuidadores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67885
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
File Description SizeFormat 
TCC Lavínia de Oliveira Costa.pdf760.45 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons