Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67639

Comparte esta pagina

Título : Conduta do Cirurgião-Dentista frente a pacientes adolescentes vítimas de violência e estratégias de intervenção: Revisão Integrativa da Literatura
Autor : SILVA, Renato de Andrade Barbosa da
Palabras clave : violência; adolescentes; cirurgião-dentista
Fecha de publicación : 4-dic-2025
Citación : SILVA,Renato de Andrade Barbosa da.Conduta do Cirurgião-Dentista frente a pacientes adolescentes vítimas de violência e estratégias de intervenção: Revisão Integrativa da Literatura.2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)-Universidade Federal de Pernambuco,Recife,2025.
Resumen : A violência contra adolescentes constitui um grave problema social e de saúde pública, manifestando-se por agressões físicas, abuso sexual, negligência e coerções psicológicas que comprometem o desenvolvimento biopsicossocial. O cirurgião-dentista ocupa posição estratégica na identificação desses casos, pois tem acesso direto à cavidade oral, face e região de cabeça, áreas frequentemente afetadas em situações de abuso. Sabendo disso, objetivamos trazer à tona quais condutas devem ser tomadas, motivos pelos quais não são tomadas e o que a literatura nos traz acerca da temática, através de uma revisão integrativa da literatura. Os resultados permearam em profissionais que conseguiam identificar sinais de violência ou maus-tratos, porém não sabiam notificar ou temiam pelo que poderia acontecer com o indivíduo ou até mesmo consigo mesmo perante essa notificação, apesar desta estar no Código de Ética Odontológica e na Legislação Brasileira. Os estudos ainda demonstraram que práticas como um registro minucioso dos achados clínicos eram essenciais para subsidiar investigações, proteger o adolescente e respaldar legalmente o profissional. Conclui-se que o cirurgião-dentista exerce papel crucial na interrupção de ciclos de violência quando apoiado por formação adequada, protocolos claros e suporte institucional e jurídico. Ao adotar práticas éticas e baseadas em evidências contribui para prevenção, identificação e encaminhamento adequado, promovendo segurança e dignidade às vítimas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67639
Aparece en las colecciones: (TCC) - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC RENATO DE ANDRADE BARBOSA DA SILVA.pdf
  Artículo embargado hasta 2027-01-14
771.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons